22 de março de 2011

Tudo o que é Sólido Pode Derreter


"Tudo o que é Sólido pode Derreter" mostra as experiências da jovem Thereza (Mayara Constantino) que com sua vida cheia de crises, descobertas e sonhos acaba se envolvendo com a estória dos livros que estuda. Cada episódio tem relação com uma obra da literatura, seja ela portuguesa como o épico Os Lusíadas (Camões) e a satírica Auto da Barca do Inferno (Gil Vicente) ou brasileira, como o clássico Dom Casmurro (Machado de Assis) e a poesia Quadrilha (Carlos Drummond de Andrade).

Nos momentos de crise, comuns para todo adolescente, Thereza recorre aos pais (a mãe Marta é psicóloga), ao já falecido Tio Tuta (que à la Harry Morgan em Dexter ainda continua fazendo parte de sua vida) e aos amigos Marcos, João Felipe, Dalila e Letícia.

Longe de ser "caxias", a série que é baseada num curta-metragem homônimo foi criada por Rafael Gomes e Esmir Filho e rendeu uma única temporada com 13 episódios. Neles, Thereza lida com temas corriqueiros como amor, amizade, ciúme e morte. O modo inteligente como estes temas são mostrados me lembra muito o estilo de Jorge Furtado.

Cada episódio tem seu estilo e clima próprios e claramente inspirados pelas obras nos quais são baseados. "Macário", por exemplo, se passa numa festa gótica e tem um ar sombrio, enquanto "Quem casa, Quer casa" é um dos mais divertidos, mostrando os bastidores de uma peça de teatro montada pelos amigos. Na minha opinião, os melhores episódios são "Os Lusíadas", que mostra a epopéia de Thereza para tirar a identidade (RG) no centro de São Paulo numa clara referência ao poema de Camões, no qual os portugueses viajam em busca de sua própria Identidade, e "Ismália" que nos emociona com uma jovem em depressão, além de traçar um paralelo sobre a morte do tio Tuta.

O seriado estreiou em Abril de 2009, foi muito bem avaliado pela crítica mas graças à baixa audiência da TV Cultura pouca gente teve a possibilidade de assistir. Uma pena! Pra quem gostar o box da 1a temporada já está disponível, e no site oficial é possível assistir a todos os episódios na íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário