18 de março de 2011

Breaking Bad - 1a Temporada


E finalmente me rendi a Breaking Bad.

Spoilers abaixo:

Aproveitando que foi escolhida pelo Seriemaníacos uma das 10 melhores séries da década que passou, resolvi dar uma chance a Breaking Bad. E finalmente recuperar o tempo perdido.

Criado por Vince Gilligan (um dos produtores de Arquivo X) a série mostra Walter White (Bryan Cranston), um professor de química que é diagnosticado com um câncer inoperável. Temendo deixar a família em má situação financeira ele começa a fabricar e vender metanfetamina com um de de seus ex-alunos, Jesse Pinkman (Aaron Paul). A entrada do homem comum no mundo do crime resulta em várias situações tragicômicas: "como se livrar de um corpo" ou "como manter um prisioneiro em casa" são tarefas que não se mostram tão simples quanto parecem, e somado à própria fabricação da droga são temas inimagináveis para a TV aberta americana, mas que encontrou espaço no canal a cabo AMC.

O lado "nerd" está nas fórmulas químicas e ingredientes mostrados em detalhe tanto da própria metanfetamina quanto com receitas "caseiras" de como destruir fechaduras e desintegrar corpos. Breaking Bad também é cultura! rs

Acho incrível quando escalam um ator de comédia para fazer um papel dramático (como Jim Carrey em Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças e Robin Willians em Retratos de uma Obsessão), e é isso que fizeram com Bryan Cranston, até então conhecido como o dentista Tim Whatley de Seinfeld, e o Hal, o pai da família em Malcolm in the Middle. Atuação impressionante, digna dos três Emmys que ganhou nos últimos três anos.

Além do roteiro criativo e elenco muito bem escolhido, a série também é tecnicamente muito elogiada principalmente sua bela fotografia que apresenta enquadramentos não muito usuais. Breaking Bad funciona tanto como drama familiar, drama policial, e também com momentos de humor principalmente por parte de Pinkman.

Melhores momentos:

* O final do episódio piloto: a desesperadora aproximação das sirenes no meio do deserto;
---
* Walter explicando a nomenclatura das vidrarias de laboratório para Pinkman;
---
* Walter e os cacos do prato de cerâmica no lixo (pra deixar qualquer um aflito, de boca aberta);
---
* A visita surpresa de Walter ao escritório do chefe do tráfico;
---

Acho que esta primeira temporada serve mesmo como introdução aos personagens e aos problemas que eles virão a enfrentar. Não acaba com um "gancho" especificamente, talvez por conter apenas 7 episódios (a AMC havia contratado 9 mas este número foi reduzida pela greve dos roteiristas no final de 2007) mas no fim das contas, o que importa é que Breaking Bad começa com episódio Piloto fantástico que daria um filme espetacular por si só, e segue com uma temporada consistente e certinha.

Pra quem ainda não assistiu, eu recomendo MUITO! E fico feliz em finalmente ter posto um fim à heresia de nunca ter visto Breaking Bad.

Um comentário:

  1. Adoro que VC não tem vergonha nenhuma de voltar atrás e virar fã babão da série que detestou (eu idem) por tanto tempo ;)
    Espero que continue(mos) curtindo horrores. As 3 primeiras temps foram uma loucura.
    Viva VG =)

    ResponderExcluir