1 de novembro de 2009

Festim Diabólico



Dois mauricinhos resolvem cometer um crime "perfeito" e convidam pessoas próximas da vítima para mostrarem sua superioridade e inteligência. Mas quem mostra inteligência é Hitchcock, que faz um filme de suspense e assassinato sem mostrar uma gota de sangue.

O primeiro filme em cores de Alfred Hitchcock é quase uma peça teatral. Dois amigos cometem um assassinato e escondem o corpo da vítima no apartamento. Não bastasse isso, ainda convidam o pai da vítima, sua noiva e um antigo professor para uma festinha no mesmo apartamento.Tudo pelo simples prazer de provar que eram mais inteligentes que os outros, que ficariam na festa e nem desconfiariam que no mesmo cômodo há um cadáver.


A estória é contada em tempo real, ou seja, o filme tem 80 minutos de duração e narra os acontecimentos dos 80 minutos daquele fim de tarde. A idéia (genial) de Hitchcock era mostrar que o baú que continha o corpo da vítima não seria retirado do local sem que os espectadores percebessem, pois atores e o baú estariam em cena o tempo todo. Dizem que o filme inteiro é um plano-seqüência só, o que não é verdade. "Festim Diabólico" foi filmado em tomadas de quatro a dez minutos (que era a quantidade de filme que a câmera suportava), depois o filme foi montado de modo a parecer que não houveram cortes.



Como todo filme do Mestre do Suspense, o clima tenso predomina durante uma hora e vinte minutos, e ficamos na dúvida se realmente eles deixaram o corpo no baú o tempo todo ou não. James Stewart, que é um dos atores preferidos de Hitchcock, está muito bem no papel do professor que ensinou valores importantes, mas que foram deturpados pelos alunos maníacos.

Um comentário:

  1. Adoro esse filme! :)
    mas olha, pode ter tido cortes... mas foram cortes-planos-sequência! acho que o filme pode sim ser considerado um grande filme sequência, porque os cortes são quase imperceptíveis! pelo menos para o público geral...
    beijos!

    ResponderExcluir