22 de setembro de 2009

Homem de Ferro



Antes de 'Batman Begins' e, principalmente, 'Batman o Cavaleiro das Trevas', tudo o que procurávamos nos filmes de super-heróis eram cenas de ação com efeitos especiais grandiosos, e só por isso não afirmo que 'Homem de Ferro' é um filme espetacular, mas 'apenas' um bom filme.
Tony Stark (Robert Downey Jr.), um milionário inventor e um dos donos de uma das maiores fábricas de armamentos do mundo (a Stark Industries), é ferido e seqüestrado pelos rebeldes afegãos após demonstrar sua mais nova invenção para as tropas americanas: o sistema de mísseis Jericho. Tony acorda horas depois numa caverna com um dispositivo ligado ao seu coração. Quem colocou tal dispositivo foi Yinsen, seu companheiro de cela, que operou Tony mas foi incapaz de retirar todos os fragmentos que ainda estavam em seu corpo. Daí a bateria ligada ao seu coração, que supostamente cria um campo magnético pra manter os fragmentos longe do coração. Logo, Tony substitui a bateria por um dispositivo que utiliza uma tecnologia de reator em arco.
Os rebeldes também querem o Jericho pra eles, e ordenam que Tony monte um, a partir de dezenas de outros armamentos da Stark Industries, as quais os afegãos tiveram acesso. Não é qualquer um que daria uma de MacGyver em uma caverna, mas como vemos no ínicio do filme, Tony sempre foi um menino prodígio. Ele diz que vai montar o míssel mas enquanto isso, desenvolve uma espécie de armadura de ferro pra escapar de lá, e eventualmente seu plano funciona, e ele é resgatado no meio do deserto pelas tropas americanas.
Essa experiência fez com que Tony anuncie o desejo de acabar com a divisão de armamentos de sua indústria, mas alegando 'stress pós-traumático', Obadiah - braço direito de Tony na Stark Industries - afasta Tony do comando da empresa. Ainda assim, ele continua trabalhando na melhoria da armadura, e Obadiah, após descobrir o poder que tem a tal armadura, começa a desenvolvê-la para comercializá-la futuramente. Obadiah é interpretado por Jeff Bridges, que pra mim estava sumido desde o 'Grande Lebowski' há dez anos. 
Estão apresentados, bem claramente, heróis e vilãos, como na trilogia Homem-Aranha e nos filmes do Super-Homem. Homem de Ferro é pra entreter, e só. Agora, se vierem os cinéfilos xiitas, fãs de cinema cabeça, criticarem o filme eu pergunto: por que diabos foram assisti-lo? Aqui os personagens não são mostrados com tanta profundidade, e todos os clichês de filmes de heróis estão presentes, mas desde quando isso quer dizer que o filme é ruim? Falam que os clichês já estão batidos, mas eles são usados por um simples motivo: funcionam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário