O exercício da cidadania... o espetáculo da democracia... dezenas de milhões de pessoas votam para escolher seus representantes na câmara dos vereadores, de quatro em quatro anos. Mas o que leva uma pessoa a se candidatar pra um desses cargos? O documentário 'Vocação do Poder' tenta achar essa resposta acompanhando seis candidatos a vereador no Rio de Janeiro nas eleições de 2004, desde as prévias do partido até o dia seguinte das urnas.
É interessante observar as diferenças estratégicas das campanhas, umas sem nenhum dinheiro e outras com apoio de parentes já eleitos e padrinhos políticos. Os candidatos em questão são Mc Geléia (PV) - um rapper que mora na periferia, Antonio Pedro (PSDB) - um jovem empresário, Felipe Santa Cruz (PT) - advogado, daqueles que fizeram carreira nos centros acadêmicos de Faculdades, André Luiz Filho (PMDB) - com pai e mãe já eleitos deputados, Pastora Marcia Teixeira (antigo PL - atual PR) - líder religiosa, e Carlo Caiado (antigo PFL - atual DEM) apadrinhado político do prefeito carioca na época.
Um absurdo o tanto de dinheiro gasto em placas de publicidade, santinhos e carros de som! Mas um investimento facilmente recompensado em caso de eleição. Uma tática interessante que não conhecia foi a de resolver pequenos problemas das pessoas nas comunidades mais carentes, do tipo, construir uma barreira de cimento numa casa próxima a um barranco ou doar uma cadeira de rodas para a esposa de um morador. Vale tudo para ser mais um 'mamador das voluptosas tetas do governo' como dizia um sábio Professor de História que tive.
"Money makes the world go 'round' (O dinheiro faz o mundo girar) já cantava Liza Minelli...

Nenhum comentário:
Postar um comentário