7 de dezembro de 2009

Here's Jack!


Na rua ele parece apenas um senhor de óculos escuros e sorriso malandro, mas na verdade é um dos maiores atores da história do cinema. Sem exageros. Jack Nicholson é respeitado e idolatrado por onde passa, e não é por menos: já participou de quase sessenta filmes, sempre com interpretações marcantes, seja policial, suspense, comédia ou drama. Indicado doze vezes ao OSCAR, venceu três. Vai ser difícil, mas vou escolher aqui apenas três dos filmes protagonizados por Jack Nicholson que acho excelentes.






O ILUMINADO (THE SHINING) - neste clássico do terror de Stephen King, dirigido por Stanley Kubrick, Jack Nicholson é Jack Torrance, contratado para tomar conta de um hotel nas montanhas durante um inverno muito rigoroso. Ele, a mulher e o filho ficam trancados no hotel por meses, o que acaba por deixar Jack completamente louco. Claro, isso somado à... bem veja o filme pra saber. É de assustar qualquer um.


MELHOR É IMPOSSÍVEL (AS GOOD AS IT GETS) - Aqui Jack (Melvin Undall) vive um cara com transtorno obssessivo compulsivo. O que é isso? Imagine um cara que pra sair de casa tem que acender e apagar todas as luzes de todos os comôdos umas dez vezes, que não pode pisar nas linhas nas calçadas, e com muitas outras neuroses, além de um mau-humor gigantesco e uma rabugice sem igual. Some isso, ao fato de ter um vizinho que é gay, e tem um cachorro chato. Mas isso tende a mudar quando Melvin se apaixona (ele não gosta de admitir mas se apaixona) por uma garçonete interpretada por Helen Hunt. Quem sabe não é o fim da rabugice... Jack Nicholson ganhou o OSCAR de melhor ator por este filme. Helen Hunt levou o de melhor atriz. Ainda foi indicado como melhor filme (mas perdeu a estatueta pra Titanic).


UM ESTRANHO NO NINHO (ONE FLEW OVER THE CUCKOO\'S NEST) - Mais um OSCAR ganho por ele. Não tem nem graça. Jack Nicholson está absolutamente perfeito como McMurphy, um cara que para evitar ficar na cadeia, convence o juíz de que tem problemas mentais, e é então enviado para um hospício. Mas o barato sai caro pra ele. Sob os olhos atentos da enfermeira Ratched (Louise Fletcher), ele não vai ter sossego durante sua longa estadia. Mas nem tudo é ruim, lá ele consegue fazer boas amizades, e junto com eles planejar uma fuga. Indicado a nove OSCAR, ganhou cinco: melhor ator para Jack Nicholson, melhor atriz para Louise Fletcher, melhor diretor, melhor roteiro adaptado, e melhor filme. Vale a pena ver, e rever, e rever....

Um comentário:

  1. Caramba, eu AMO o Jack Nicholson!
    Ele é DEMAIS em O Iluminado e Um Estranho no Ninho! Foda.

    Melhor é Impossível ele está muito bom... mas sei lá, não é um GRANDE filme pra mim.

    Ele tá naquela minha lista 'Atores'. rs
    Apesar de que minha lista foi roubada junto com meu laptop, já que estava no desktop. O novo dono do meu laptop já tem uma lista ótima de atores pra filmar... hehe rir pra não chorar!

    Beijos!
    ps: ficou muito assustado ali no centro comigo? Você presenciou uma cena que eu mesma jamais sabia que poderia acontecer... in-tenso.

    ResponderExcluir